
O resultado disso foi simplesmente a saída em massa dos desenvolvedores do OpenOffice para a criação de um fork (um projeto criado apartir de outro) chamado LibreOffice, que até o momento está praticamente a mesma coisa, mas que a tendência é ficar superior ao OpenOffice, visto que a maioria dos desenvolvedores do OpenOffice agora estão trabalhando no LibreOffice.
No momento da saída em massa dos desenvolvedores, eles elaboraram uma carta aberta intitulada “Todo fim é um novo começo”. E nesta carta eles explicam todos os motivos que levaram eles a tomarem esta decisão. Você pode ver a carta completa aqui.
O OpenOffice pode não ser extinto, mas com certeza o LibreOffice vai dominar, inclusive os desenvolvedores do LibreOffice estão batalhando na justiça para resgatar o nome OpenOffice e obrigar a Oracle a substituir o nome do Office deles.
Caso deseja realizar a troca desde já, acesse o site do LibreOffice e vá até a seção de Downloads e baixe o pacote mais adequado para você É somente uma questão de tempo para que as distribuições deixem o OpenOffice de lado e passem a utilizar o LibreOffice.
Na minha humilde opinião, isto demonstra a força que a comunidade de Software Livre tem, que quando se sentiu ameaçado por uma empresa, rapidamente se mobilizaram para manter o espírito de liberdade vivo. Isso também é uma lição: ninguém controla o Software Livre, só a própria comunidade.