Segundo os
resultados de uma pesquisa realizada pela TNS, quase um quinto (19%) dos seis bilhões de
consumidores de tecnologias móveis ao redor do mundo já utilizam ao menos algum
tipo de LBS (serviço baseado em localização).
No Brasil, a localização de amigos foi
mencionada como a principal finalidade de uso de LBS, com 38% das menções. A
integração de localização enriquece também as experiências dos brasileiros com
suas redes sociais, prova disso é o fato de que 12% dos usuários de redes
sociais utilizam ferramentas como o Foursquare ou o Facebook Places para
informar seus amigos sobre sua localização.
No que diz respeito ao relacionamento dos
consumidores com as marcas através dos meios digitais móveis, os brasileiros já
perceberam que podem se beneficiar do LBS - 19% compartilham sua localização
com as marcas em troca do recebimento de ofertas especiais, que são de grande
interesse para 45% dos respondentes.
Esta diferença entre fazer e ter interesse
indica que há uma parcela de pessoas que procuram algum retorno específico de
lojas e negócios através da localização, mas que ainda não a executam
efetivamente. Uma saída pode ser a comunicação mais ativa das marcas através de
propagandas, já que 21% dos usuários de celulares e smartphones afirmam achar
interessante esta abordagem em seus aparelhos móveis, desde que oferecendo
alguma vantagem ou oferta nas redondezas.
Para Alexandre Momma, diretor de atendimento da
TNS e responsável pelo estudo: “Os serviços móveis baseados em de localização
estão em plena ascensão e são extremamente promissores. Os usuários percebem que
compartilhar sua localização pode trazer benefícios na forma de descontos e
ofertas exclusivas. É a combinação de momento e contexto que torna o LBS uma
ferramenta poderosa para as marcas explorarem as inúmeras vantagens que a função
oferece”.
Ainda de acordo com os resultados do estudo da TNS, no Brasil, existe uma abertura de 85% ao LBS para 2012.